Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Lei 13.271/2016: Inovação legislativa?

Publicado por Juscivaldo Amorim
há 8 anos

A Lei 13.271/2016, publicada na última segunda-feira (18/04), trata da proibição de revista íntima em empregadas e funcionárias da iniciativa privada e do poder público, prevendo multa de até R$ 40.000,00 (em caso de reincidência), independentemente da indenização por danos morais e materiais e sanções de ordem penal.

Essa lei não é propriamente uma novidade no meio jurídico no que se refere a proteção ao trabalho da mulher, porque o art. 373-A, VI, da CLT, em alteração legislativa de 1999, já anuncia que o empregador não pode promover as tais revistas íntimas:

"Art. 373-A. Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado: [...] VI - proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não obsta a adoção de medidas temporárias que visem ao estabelecimento das políticas de igualdade entre homens e mulheres, em particular as que se destinam a corrigir as distorções que afetam a formação profissional, o acesso ao emprego e as condições gerais de trabalho da mulher".

De qualquer forma, a Lei 13.271/2016 deixa ainda mais clara a proibição ao ato de revista íntima e o respeito ao princípio da dignidade humana.

  • Sobre o autorAdvogado especialista em D. Previdenciário e D. Trabalho
  • Publicações9
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações217
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-13271-2016-inovacao-legislativa/326330619

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)